Pesquisa para melhorar qualidade do site
Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

Como montar a cozinha ideal para seu estabelecimento

Como montar a cozinha ideal para seu estabelecimento

A organização da cozinha é um fator muito importante na hora preparar pratos e receitas, pois evita desperdício e erros de execução. Pensando nisso listamos abaixo algumas dicas para montar uma cozinha ideal e garantir o sucesso do seu negócio.

1 - Utensílios e Equipamentos
É preciso investir em itens de qualidade, por isso é importante consultar um profissional da área para auxiliar no planejamento e compra dos equipamentos. Alguns destes equipamentos são:
Mesas e bancadas;
Balcões;
Utensílios de cozinha;
Balança;
Panelas;
Freezer;
E outros itens que dependem do segmento de atuação.

2 - Estrutura e Layout
Pensar na estrutura e layout é um passo importantíssimo, pois deve ser feita pensando na quantidade de refeições feitas por dia, capacidade de clientes, movimentação, tamanho dos equipamentos e espaço. Uma estrutura básica deve compor:
– Área para recebimento de mercadorias;
– Área para armazenagem;
– Área de higienização e preparo de alimentos (pia e bancadas de inox);
– Área para guardar utensílios (vasilhas, panelas, etc);
– Área de cozimento (com fogão, forno, fritadeira);
– Área de finalização dos pratos;
– Área de distribuição (atendimento ao público);
– Área de limpeza;
– Área para o lixo;
– Área de abrigo externo de gás;
– Sanitários.

3 - Manutenção e higiene
A cozinha deve sempre estar limpa e manter a higiene é essencial; por isso a limpeza deve ser diária e os equipamentos devem possuir assistência técnica de fácil acesso.
Para garantir a higiene é preciso ter funcionários adequados;utilizar roupas como gorros, luvas, aventais; instalar equipamentos para circulação de ar (exaustor e ventilador); separar o lixo em local adequado; instalar janelas, cortinas e telas para evitar contato de insetos e fatores externos.

4 - Equipe
A equipe deve ser pensada conforme a demanda e ramo de atuação, mas deve contar com: funcionário responsável pelo cardápio, fiscal de cozinha e procedimento, administrador e gerente (que pode ser o próprio dono do local).

5 - Exigências Legais
Antes de abrir o estabelecimento é essencial procurar e seguir as normas do ramo de atuação; a norma da ANVISA é uma delas. É também preciso consultar a vigilância sanitária, PROCON, código de defesa do consumidor e corpo de bombeiros.
Com relação a documentação, é necessário Registro na Junta Comercial; Registro na Secretaria da Receita Federal; Registro na Secretaria da Fazenda; Registro na Prefeitura do Município; Registro no INSS (quando não tem o CNPJ/Pessoa autônoma/Receita Federal); Registro no Sindicato Patronal; Solicitação do Alvará da Vigilância Sanitária junto a Secretaria Municipal de Saúde. Dessa forma o seu estabelecimento irá atuar de forma legal e sem problemas de atuação.

Agora com estas dicas e com os produtos da Mafer Equipamentos a sua cozinha estará pronta para receber diversos clientes. Sucesso!

Fonte: Zanotti

Publicação -
Postado por: Mafer Equipamentos para Gastronomia

Departamentos Relacionados a este Artigo

ASSINE NOSSO BLOG!

Produtos Relacionados a este Artigo

Blog Mafer Equipamentos para Gastronomia

Equipamentos em Geral para Padarias, Açougues, Supermercados, Bares, Restaurantes, Pizzarias, Mercearias, Sorveteria e muito mais...

5 passos para lucrar com a venda de espetinhos

5 passos para lucrar com a venda de espetinhos

Incrível! Nesse post você encontra ótimas dicas de sucesso para começar seu negócio de churrasquinho. Confira!!!

Publicação -
Postado por: Mafer Equipamentos para Gastronomia

Olá, deixe seu comentário para Como montar a cozinha ideal para seu estabelecimento

Fechar :/