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Experiência gastronômica.

Experiência gastronômica.

Em períodos de incerteza econômica os clientes vem investindo cada vez menos seu dinheiro em posses e cada vez mais em experiências. Na gastronomia não é diferente, os consumidores vão à restaurantes, não para apenas suprir suas necessidades alimentícias, mas para terem boas experiências.

A forma como os consumidores investem seu dinheiro vem mudando com os anos, no Brasil principalmente, pois há anos que a incerteza econômica vem afetando drasticamente as tomadas de decisões dos consumidores. Bares e lanchonetes que investem apenas na venda de seus produtos, sem levar em conta o consumidor, vem perdendo credibilidade cada vez mais.
Há uma vasta quantidade de vendedores no mercado, e os consumidores sabem disso, neste cenário de crise econômica e alta competitividade, se destacam aqueles que investem nas experiências do cliente, levando em consideração suas experiências de vida, seus objetivos, desejos, sentimentos, entre outros fatores.
Diversos estudos comprovam que, os estabelecimentos que investem na experiência do cliente tem até 70% a mais de sucesso em seu âmbito. Mesmo sendo a experiência uma questão subjetiva, há formas de separar alguns tópicos principais a serem seguidos na hora de investir, são coisas simples que não precisam ser levadas como regra fixa, todos devem ser moldáveis ao seu negócio:

  1. Cliente: A experiência está ligada ao que cada cliente individualmente sente, por isso, conheça seus clientes, saiba o motivo de estarem em seu estabelecimento. Atenda cada cliente individualmente, de maneira a atendê-lo de acordo com sua realidade, criando empatia, ou seja, se colocando em seu lugar.
  2. Gastronomia: Invista muito em pratos bem elaborados, que surpreendam o cliente com cores, texturas, sabores e ingredientes exóticos, pois o paladar é uma percepção multissensorial.
  3. Identidade: Defina o tema do seu bar/restaurante, torne-o um ambiente único.
  4. Produto/produtor: Alimentos de alta qualidade produzidos localmente tem grande valor. A comunicação é muito importante neste tópico, informar ao cliente o que ele está consumindo e o porque é um grande fator de fidelização.
  5. Ambiente: Disponibilize um lugar agradável ao cliente, faça-o se sentir confortável estando ali. Invista em iluminação, organização, música, tudo que possa fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível.

Lembrando que, todo estabelecimento necessita respeitar as normas e as legislações do segmento.

Fontes: Sebrae, livro: Experiência Gastronômica: Uma ferramenta de fidelização e competitividade para bares e restaurantes.

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Publicação -
Postado por: Mafer Equipamentos para Gastronomia

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