Fogão Industrial: como escolher o tipo certo?
Mafer Equipamentos para Gastronomia
Publicação -

O Fogão Industrial é um equipamento fundamental em qualquer estabelecimento do ramo alimentício, são os responsáveis pelos principais processos de produção dentro de uma cozinha como fritar, cozinhar, refogar e afins. Sendo assim, nessa postagem iremos dar dicas de como escolher o melhor fogão para o seu negócio.
Alta ou baixa pressão?
Alta pressão: este tipo de fogão não possui regulador e por isso o gás vai direto do botijão para o fogão tornando-o mais potente e ao mesmo tempo mais difícil de regular a intensidade da chama. São indicados para frituras e para grandes produções. Não funcionam com gás GNV.
Baixa pressão: diferente do modelo de alta pressão, este possui regulador o que o torna mais econômico devido ao gás ser melhor aproveitado. Possuem chamas mais baixas e de menor intensidade, sendo mais fácil de regular. É indicado para cozinhar alimentos mais delicados e pode ser utilizado em redes de gás GNV.
Queimadores
Simples: é básico e possui bom custo-benefício, porém quando a produção aumenta, seu desempenho pode não tão bom.
Duplo ou Triplo: o desempenho dos queimadores duplos ou triplos se assemelham ao desempenho do fogão de alta pressão; além disso tem a opção de escolher entre acender as duas chamas ou não, garantindo mais economia e permitindo que o gás seja melhor controlado.
Espiral/Coroa: este tipo de queimador distribui a chama de forma homogênea nos fundos das panelas, possibilitando melhor cozimento e garantindo maior qualidade aos alimentos.
Caulim: formado por pequenas peças em forma de gota com vários furos, não é muito comum de se encontrar, porém é eficaz.
Para estabelecimentos que trabalham com grande quantidade de cozimento e frituras o ideal é optar por fogões de alta pressão. Do contrário, o recomendado é utilizar fogões de baixa pressão com queimadores mistos (simples e duplos).
Grelha
Este fator se relaciona com o tamanho das panelas que será utilizado. As principais medidas são 30x30 e 40x40. Além das grelhas, outro fator importante é o Perfil, que é o espaço entre as grelhas. É possível encontrar de 5cm a 12cm.
Quanto maior for a panela a ser usada, maior deverá ser estas medidas para facilitar no manuseio e preparação dos alimentos.
Bocas
Fogão 1 boca - comumente utilizados para fazer molhos, frituras, cozimento de salsichas em food trucks, lanchonetes e hamburguerias. Indicado para estabelecimentos que não possuem muita demanda ou como um apoio para grandes cozinhas.
Fogão 2 bocas - indicado para restaurantes com pouco espaço e cujo cardápio não possui muitas variedades.
Fogão 4 bocas - utilizado geralmente entre os iniciantes do ramo, pode ser em linha ou quadrado. Com ele é possível cozinhar uma variedade maior de alimentos.
Fogão 6 bocas - estes fogões são modelos maiores, por isso deve haver espaço suficiente na cozinha. Indicado para estabelecimentos com grande demanda de produção.
Material
Aço carbono - estes modelos possuem geralmente pintura eletrostática, apesar de ser resistente, a pintura não é duradoura. A temperatura, gordura, falta de manutenção e limpeza pode fazer com que em pouco tempo a pintura se desgaste.
Inox - este material é mais resistente a corrosão e por isso dura por muito mais tempo. Além disso é fácil de limpar por ter uma superfície lisa. Pensando a longo prazo, é o investimento ideal.
Com essas dicas dadas é possível ter maior noção de qual fogão escolher para seu negócio. Que tal olhar os nossos modelos? Oferecemos uma variedade de fogões de qualidade. Não perca e compre já o seu!
Sucesso
Fonte: Equipamento para restaurante
Olá, deixe seu comentário para Fogão Industrial: como escolher o tipo certo?