Você adicionou a sua lista de compras. O que deseja fazer agora?
Continuar Comprando! Fechar Compra!

O que é preciso para começar seu próprio negócio de alimentos?

O que é preciso para começar seu próprio negócio de alimentos?

Já pensou em começar seu próprio negócio de alimentos? Transforme seu hobby em uma carreira iniciando seu próprio negócio de alimentos.

E o que você precisa fazer para começar seu próprio negócio de alimentos? Se suas criações culinárias fazem sucesso, então você pode pensar em tornar seu hobby em uma carreira, iniciando seu próprio negócio.

  • Tenha Experiência

 

Ganhe experiência trabalhando para um fornecedor ou um padeiro para aprender a logística envolvida no trabalho com alimentos. Depois de alguma experiência você pode começar, ainda que devagar, aos poucos, montado seu negócio e começando a conquistar clientela. A princípio, trabalhe em uma cozinha alugada e ofereça amostras de seu produto em toda a comunidade.  Aos poucos, de acordo com a exigência do mercado expanda-se, mas observe as questões legais.

 

  • Faça um Plano de Negócios

 

Identifique seu mercado-alvo, quem irá comprar seus alimentos e como você pretende obter essa clientela. Inclua no seu plano despesas antecipadas para suprimentos e equipamentos de cozinha, licenças, utilidades, resíduos alimentares, software de contabilidade, amostras, seguros, licenças, embalagens e marketing.

Determine o preço do produto e os possíveis ganhos mensais, estipule metas. Você pode procurar exemplos de planos de negócios para ajudar a montar o seu plano.

 

  • Obtenha as licenças necessárias

 

Dependendo da natureza do seu negócio, você precisará obter algum tipo de licença para seu estabelecimento funcionar, assim como para manipular suas matérias-primas. Procure saber se na sua cidade ou estado existe uma legislação específica para ser seguida ou se a lei é federal, ou seja, única para o país.

Se você está alugando espaço em uma cozinha deve observar a legislação sanitária. Você também precisará registrar seu negócio como proprietário, seja microempreendedor, sociedade limitada, enfim, você deve constituir uma sociedade empresária ou firma individual.

 

  • Encontre um bom local

 

De acordo com o tipo de negócio que você desenvolverá, não será possível trabalhar em casa. Ou talvez, seja permitido, mas não seja ideal. Todo negócio de alimentos requer bastante higiene e cuidados especiais na manipulação e conservação dos produtos.

É importante frisar que existem opções de trabalhar com uma cozinha licenciada, em lugares como como igreja, cafeteria, um fornecedor ou um centro comunitário.

Caso contrário, você poderá alugar um espaço onde fabricará e venderá seus produtos. Existem opções como restaurante, bistrôs, lanchonetes, cafeterias, bares, entre outros. Observe a iluminação e a ventilação, drenagem e eliminação de resíduos adequados, espaço para equipamentos, conservação de energia e espaço de armazenamento. Se alugar sua cozinha, assegure-se de que a cozinha seja sanitária e segura.

 

  • Maquinário

 

Certifique-se de trabalhar com máquinas e equipamentos de qualidade. O resultado final do produto e garantia de qualidade, assim como o volume de vendas depende de um bom processo de fabricação. Por isso é importante escolher equipamentos de qualidade e tradição no mercado.

 

  • Teste produtos

 

O elemento mais importante para seu negócio é o alimento. Então, faça experiências com receitas e teste-as em amigos e familiares. Uma vez que você esteja satisfeito com o seu produto, implemente controles de qualidade para garantir que você desenvolva um tempo de produto consistente e para evitar o desenvolvimento de mofo, fermento, descoloração, bactérias ou uma mudança de consistência ou sabor ao longo do tempo.

Implemente métodos para prevenir o desperdício e derramamento de alimentos e cuide para que seus produtos sejam inspecionados para determinar a data de validade.

 

  • Embalagem e Produção

 

Procure se informar sobre as leis da para rotulagem e marcação de dispositivos de alimentos. Aprenda requisitos de rotulagem nutricional, alegações de saúde que você pode ou não pode fazer e servir, e tamanhos de embalagens.

Cada produto tem suas especificações técnicas, com normas próprias, que devem ser obedecidas, para o bom funcionamento do seu negócio.



Se você já se ligou em todas essas questões, mãos à obra e vá montar seu negócio.

 

Por Maris Pedrini

www.negocioerenda.com.br

Publicação -
Postado por: Mafer Equipamentos para Gastronomia

Departamentos Relacionados a este Artigo

ASSINE NOSSO BLOG!

Blog Mafer Equipamentos para Gastronomia

Equipamentos em Geral para Padarias, Açougues, Supermercados, Bares, Restaurantes, Pizzarias, Mercearias, Sorveteria e muito mais...

5 passos para lucrar com a venda de espetinhos

5 passos para lucrar com a venda de espetinhos

Incrível! Nesse post você encontra ótimas dicas de sucesso para começar seu negócio de churrasquinho. Confira!!!

Publicação -
Postado por: Mafer Equipamentos para Gastronomia

Olá, deixe seu comentário para O que é preciso para começar seu próprio negócio de alimentos?

Fechar :/