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Passo a Passo para montar uma sorveteria de sucesso!

Passo a Passo para montar uma sorveteria de sucesso!

Tempo média de leitura: 6 minutos

O sorvete é unanimidade na hora em que a temperatura sobe! O verão está apenas chegando e os termômetros já dizem que é tempo de vestir o menor número de roupas possível e de se refrescar quantas vezes por dia você puder. Sorvete de massa, no palito ou daqueles feitos em casa, é difícil achar alguém que não goste desta delícia.

Com o tempo, o sorvete acabou sendo incorporado à alimentação humana como uma alternativa nutricional. O sorvete de massa, por exemplo, contém diversos nutrientes, como proteínas, vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de cálcio, importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil e a manutenção da saúde óssea de adultos e de idosos.

De acordo com a ABIS, Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes, em 2015 a indústria brasileira arrecadou cerca de R$ 26 bilhões. Prova disso é o extraordinário aumento no consumo de sorvetes que, comparado à década anterior, dobrou e chegou a uma média de 6,43 Kg de sorvete por ano. Este é um segmento promissor para quem deseja empreender. Com indicadores favoráveis, abrir uma sorveteria pode parecer um investimento de sucesso garantido. Porém, é preciso ter cautela em cada uma das etapas para não errar no desenvolvimento do seu novo negócio.

Separamos alguns passos para você apostar nessa delícia de negócio e alcançar o desejado sucesso:

Investimentos

É o Plano de Negócio que vai definir o valor a ser investido em uma sorveteria, um item que, naturalmente, varia em função do que se pretende em termos de alcance do mercado e do retorno previsto. Consulte o modelo de Plano de Negócio do Sebrae para mais informações sobre esse tópico.

Escolha uma boa localização

A definição da região-alvo requer análise cuidadosa, que passa do clima (incidência de chuvas, temperatura, etc.) à mobilidade proporcionada à população, dada a importância que tem a relação entre o potencial de faturamento no local e o custo de instalação e manutenção do negócio.

É importante analisar as características da população da região e do seu entorno, identificando as classes sociais predominantes e o seu poder aquisitivo, bem como avaliar a frequência e o volume do tráfego de pessoas. É preciso levantar os potenciais fornecedores na área de abrangência do novo empreendimento, dando preferência aos seguintes pontos:

- Proximidade de áreas comerciais ou residenciais com grande fluxo de pessoas;

- Proximidade de polos gastronômicos, praças de alimentação ou pontos comerciais

de boa visibilidade;

- Fácil acesso de consumidores e fornecedores;

- Baixa concorrência.

Conhecer as faixas etárias, o poder de compra e demais características do mercado consumidor ajuda a minimizar os riscos envolvidos nessa decisão. Da mesma forma, é essencial verificar o número de concorrentes, conhecer seus preços e a qualidade dos produtos oferecidos.

Variados tipos de sorvetes

Existem diferentes tipos de sorvete no mercado. Optar pela venda de um específico pode servir como enorme diferencial. Afinal, o tipo mais comum do produto é o industrial de massa, vendido, inclusive, em supermercados. Além deste, porém, você pode optar por comercializar os sorvetes artesanais, mais cremosos do que o comum. Ou, quem sabe, a “versão” Premium do produto, que conta com matérias-primas mais nobres e apenas 16% de teor de gordura. Já o sorvete Soft Mix é o estilo McDonald’s, vendido em “formato parafuso”. Os Gelatos, por outro lado, são aqueles artesanais, de massa clássica italiana e consistência mais cremosa devido à falta de conservantes.

Ainda é possível escolher entre os Sorbets, produzidos à base de água e polpa de fruta; os Sherbets, de leite e no máximo 5% de gordura; e os Frozen Iogurtes, produzidos por meio do iogurte. Além destes, também fazem sucesso os sorvetes no palito – picolés, mas com consistência cremosa; e paletas mexicanas, feitos de polpas frutas e, muitas vezes, “recheados” com algum alimento doce, como o leite condensado ou chocolate.

Equipamentos de qualidade

São diversas as possibilidades de formatação do empreendimento e de emprego de equipamentos. Uma pequena sorveteria que compra o picolé ou a massa (casquinha) de terceiros, por exemplo, pode iniciar suas atividades com os seguintes equipamentos:

Freezer, carrinhos de sorvete, triciclo de sorvete, mesas e cadeirasderretedeiras de chocolate entre outros.

Divulgue seu trabalho

É bem interessante a ideia de fazer um lançamento da sorveteria. Isso porque, ao divulgar uma data de lançamento, mais pessoas vão saber da abertura e isso causa uma certa curiosidade em conhecer o lugar. 

Sendo assim, é preciso postar nas redes sociais e fazer, pelo menos, uma postagem paga para alcançar mais pessoas da região. Com a divulgação feita da forma certa, muitas pessoas vão saber do lançamento e querer ir até à sua sorveteria conhecer as novidades.

Lembre-se que não basta apenas oferecer, é preciso divulgar esse diferencial. Faça postagens nas redes sociais comentando sobre ele e deixe tudo isso em destaque em seu site.

Agora você já pode aproveitar as nossas dicas e aplicar no seu negócio! Gostou? Deixe seu comentário para sabermos a sua opinião! 

Fonte: Sebrae

 

Publicação -
Postado por: Mafer Equipamentos para Gastronomia

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