Tendências para o mercado gastronômico em 2020

Tempo média de leitura: 3 minutos
Se você é dono de um bar ou restaurante procurando maneiras de inovar, essa é a lista que você precisa. Confira abaixo sugestões para deixar seu restaurante preparado para o ano que acabou de chegar!
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae no Rio de Janeiro, atributos como sensorialidade e prazer; saúde e bem-estar; conveniência e praticidade; qualidade e confiabilidade; sustentabilidade e ética são os principais norteadores para o setor de alimentação até 2020.
E não é nenhuma novidade que, em meio a tudo isso, os restaurantes também precisam se moldar em função dos novos anseios dos consumidores ou exigências do mercado. Então, se você tem um bar, restaurante, padaria – ou independente do seu tipo de negócio no ramo de alimentação, é necessário estar por dentro das tendências.
Cozinhas abertas
Os restaurantes continuarão adotando designs de conceito aberto que mostram aos clientes como estão preparando a comida. Os clientes querem se sentir parte da experiência, do início ao fim (ou o quanto puderem).
O primeiro ponto é, sem dúvida, avaliar se vale o investimento. Outra consideração importante a se fazer é que nem todos os estilos operacionais comportam esse modelo. Muitas vezes, essa experiência pode ser adaptada de outra forma, como montagem ou toque final do prato na mesa, aos olhos dos clientes.
Opções do menu no Delivery
Os restaurantes expandirão as opções de menu para viagem e entrega, trazendo ainda mais comodidade para seus clientes.
Antes de investir em uma nova operação (já que o delivery pode exigir uma estrutura adicional) é preciso entender se o saldo dessa conta é positivo. Cozinhas descentralizadas ou compartilhadas com serviços de entrega podem ser uma solução mais rápida e efetiva.
Experiências sociais únicas
A alimentação fora do lar ainda representará boa parte dos gastos dos consumidores. Não apenas pela conveniência, mas também por sua função social.
A palavra da vez é experiência. Com produtos, preços e qualidade semelhante muitas vezes, o que irá diferenciar um restaurante do outro será o atendimento, o serviço, a experiência total que é dada aos clientes. E isso não se restringe apenas à elaboração do cardápio, a seleção de bons profissionais, ao uso de itens de qualidade.
Repensar a experiência dentro dos restaurantes é uma tendência que veio para ficar. Ao olhar para a sua operação tente identificar como surpreender positivamente seus clientes. Pense em maneiras de tornar sua experiência única, desde a forma como você apresenta seu cardápio, à forma de servir e cobrar. Não esqueça que o que conta é sempre a experiência total.
Com certeza 2020 promete ser um ano de muitas novidades e seu restaurante não pode ficar fora dessa! Para acompanhar outras tendências ou saber o que os restaurantes de sucesso estão fazendo se inscreva em nossa newsletter. Receba informações relevantes sobre um dos mercado que mais cresce no mundo todo e repense seu restaurante.
E-commerce
Continua firme na lista de tendências, seguindo o atributo praticidade. Os consumidores têm a opção de fazer pedidos por meio de aplicativos compartilhados ou canais remotos dos próprios estabelecimentos (aplicativos ou sites).
Pedidos por comando de voz
Isso já é realidade mundo afora, e não vai demorar para essa tendência vir forte por aqui. Os pedidos por comando de voz poderão ser utilizados de diversas maneiras. Entre os pontos positivos desta inovação temos a exatidão nos pedidos, evitando erros e a agilidade no processo. Esta tecnologia pode ser aplicada para “totens” na qual o próprio cliente poderá fazer seu pedido. Neste caso, o dispositivo além de escutar e rastrear o pedido, também poderá fornecer recomendações e personalizar um pedido. Perguntas como, por exemplo, “você quer excluir as cebolas ou adicionar batatas fritas? Sem problemas! Tudo isso poderá ser configurado para gerar o pedido exatamente como o cliente deseja.
Food Trucks
Esses empreendimentos têm se confirmado como ótima solução para eventos. A rua continua sendo um ponto interessante para os negócios sobre rodas, principalmente em locais que não contam com bares e restaurantes.
É importante se atentar que de nada adianta toda a inovação se o cliente não receber seu pedido quente, com conveniência e bem embalado. Portanto, esteja sempre antenado ao novo, porém, sem tirar os olhos do seu maior foco: a satisfação do cliente, seja ele de delivery ou não!
Equipamentos
Você sabia que equipamentos de qualidade também fazem toda a diferença? A Mafer Equipamentos também te ajuda nessa. Confira várias opções em nosso site: https://maferequipamentos.com.br
Agora você já pode aproveitar as nossas dicas e aplicar no seu negócio! Gostou? Deixe seu comentário para sabermos a sua opinião!
Fonte: Scuadra
Olá, deixe seu comentário para Tendências para o mercado gastronômico em 2020